sexta-feira, 13 de março de 2009

29/09/2008



Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores – Miguel G. Arroyo



Analu

Cítia

Niraldo





Na perspectiva do ciclo de formação é fundamental, pois é através do gerenciamento que o tempo e o espaço na escola são definidos.

Currículo

Antes de se definir um conceito do que é o currículo, é necessário definir qual o objetivo da ação que se desenrola dentro da escola e que papel ela tem no seu desenvolvimento do indivíduo como ser humano e côo ator social. Portanto, o currículo está sempre inserido em um projeto-político-educacional mais amplo.

O currículo deve ser elaborado de acordo com a concepção de ser humano em desenvolvimento.



Avaliação

Quando tratamos do tema avaliação, temos em mente que a escola avalia seu aluno, pois se torna parte constitutiva do processo de formação e desenvolvimento do mesmo. Assume um papel ligado ao currículo, uma vez que os princípios adotados na avaliação definem a própria relação com o conhecimento.

Na educação por ciclos, a aprendizagem é vista como processual, que se efetiva em tempos diversos para cada indivíduo. Nesta perspectiva, contribui na definição do encaminhamento do currículo e faz parte, indiretamente, do planejamento pedagógico das formas de atividade pelas quais se pretende desenvolver o currículo.

Educativa

No processo do ciclo de formação notamos uma diferença bem interessante para o desempenho do aluno. A partir desse ciclo não se passa o aluno de uma série a outra e sim o seu desenvolvimento ocorre por meios de ações que buscam a integração no processo educativo.

Na visão de aluno, terá a possibilidade de desenvolvimento crescente da complexidade dos conceitos e da apropriação progressiva do método.

Formação de coletivos

Diferente do que ocorre no ensino tradicional, onde o aluno não terá sempre o mesmo professor durante todas as séries. Já na formação de ciclos como citado acima o aluno tem o professor durante todo o processo. Isto se faz importante, pois o trabalho que este educador pode realizar será fundamental na construção do conhecimento e desenvolvimento do educando

Formação do Educador

É necessário que os profissionais também estejam preparados para se aliar a esta proposta.

É importante lembrar, que não se pode descartar a formação pedagógica do educador, mas deve levar em consideração que o mesmo deve ter uma postura diferente do que a que ele praticava anteriormente para que se obtenha o resultado esperado que é o desenvolvimento e oportunizar aprendizagem de qualidade ao aluno.







O Sentido de Número e sua Importância na Educação Matemática.

Autora: Alina Galvão Spinillo

Alunos: Ana Lúcia

Cíntia

Niraldo

Nenhum comentário: