domingo, 15 de junho de 2008

Aula de sábado 14/06 - Maria de Fátima

Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola

Sílvio Gallo



Conjunto das coisas e situações que acontecem na sala de aula e para além da sala os quais podemos chamar de pedagógicos.

Há muitas histórias que poderíamos contar aqui, da nossa prática pedagógica, mas selecionamos uma vivida pelo Niraldo que é a seguinte:

Em 1988 quando ainda lecionava na rede Estadual, um aluno muito quieto e tímido chega em sua casa é diz aos pais: “ Mãe, hoje meu professor resolveu fazer um show de calouros na sala, podia apresentar qualquer número. A mãe sem saber de nada pergunta: Mas o que isso tem de tão importante? O menino com uma voz para dentro disse: Nada, pensedi que fosse importante para você saber o que eu fiz hoje!

Quando a mãe relatou isso ao Niraldo, ele ficou muito chateado com a atitude dela, pois por várias vezes, ele já havia conversado com a mãe e dito da importância do apoio da família no processo ensino-aprendizagem e que várias formas de ajudare poderia ser uma continuidade ao lar, mas a mesma não soube compreender.

Com essa atividade proposta, esse aluno, descobriu que tinha uma grande facilidade em decorar textos e interpretar, mas sua timides não o ajudava.
Durante o processo de desenvolvimento desse aluno, ele a cada dia mais demonstrava uma luta incansável contra sua timides, hoje tem noticia que o mesmo faz parte do grupo de teatro Sia Santa e já fez vários cursos de teatro.



Quando a professora em sala disse que:

A emergência do cotidiano:
Nunca temos controle absoluto sobre os acontecimentos.

O cotidiano nos surpreende sempre.

Ficamos analisando esse acontecimento do Niraldo e refletimos que não sabemos o que tal “acontecimento” pode levar e chegar na vida de nossos alunos.
Refletindo um pouco sobre a fala do Lucas ( aluno do Niraldo ) “...estou cansado de ficar com esses analfabetos”.
Até que ponto estamos mesmo escutando suas reclamações e nos atentando as elas para o lado pedagógico? As vezes somos verdadeiros assassinos por deixar que uma palavra ou frase se perca ao vento, por achar que o “conteúdo” tem que ser passado em sua totalidade. Será que não estamos sendo escravos de nossas próprias práticas?
Ao analisar a forma que hoje a nossa rede vem tentando imbutir conceitos na nossa prática, percebo o descaso para com os governantes em nos escutar e também poder refletir sobre a voz de nossos alunos que são transmitidas a eles através de nós.
Então, controle dos acontecimentos surpreende nas duas posições: Educação Menor e Maior, pois sua relação está inserida diretamente em nossa prática.

O Niraldo afirma que a linha de fuga hoje da educação maior é o chamado PPD. Pois o sistema não tem como resolver tão complexidade, então joga-se para a educação menor a responsabilidade de gerir tais conceitos e mostrar seus resultados através da não evasão e alfabetização dos mesmos, assim, o efeito cascata de um sistema podre e cheio de falhas, recai aos mais retraídos e sem voz para o chamado “povo menor” – professor/aluno.

Bem colegas, esse foi o relatório da aula de sábado dia 14/06.

Niraldo
Cíntia
Analu

Nenhum comentário: