sábado, 14 de junho de 2008

POSTER / M. TERESA

“MENINAS E MENINOS NA ESCOLA”
(As relações de gênero e as implicações socio- culturais)
EMEF Maria Pavanatti Fávaro e EMEF Ciro Exel Magro

Ana Lucia Tedeschi Cintia C.A. Magnusson Niraldo Jose da Silva

Especialização: “A Pesquisa e a Tecnologia na Formação Docente”.

Introdução: Acreditamos que a escola é um ambiente no qual travam-se relações que repassam interesses culturais, pois nela vemos a prática da reprodução cultural em que vivemos e como esta atua na constituição dos sujeitos. Assim, acontecem as reafirmações de gênero num determinado padrão de normalidade, onde são apontados os lugares do homem e da mulher.

Objetivo: No presente trabalho temos por objetivo relatar, discutir e refletir sobre as observações feitas pelas a respeito da construção identidade de gênero na escola a partir do testemunho infantil e as implicações frente a segregação de gênero vista como ‘natural’.

Justificativa: Assumir a ousadia de desafiar a ordem desigual propondo acrescentar às atividades da escola, uma “análise anti-androcêntrica”, pela adoção de uma postura crítica e inovadora, para que se constitua num espaço propício de discussão das questões de gênero, voltada para a criação de novos conceitos, pautados na equidade e na valorização humana.

Problema: Temos arraigado alguns conceitos de maneira que não percebemos ou sequer questionamos o porque de repeti-los, nos surpreendemos reproduzindo falas e posturas. Percebe-se, aqui o quanto é difícil e demorado livrar-nos de um processo que tem uma longa história de reprodução e de reafirmação, pois está incutido em nossas ações que o reproduzimos de forma que parece ‘natural’.

Metodologia: A pesquisa será desenvolvida a partir de:
• pesquisa bibliográfica: literatura infantil.
• pesquisa de campo: observação e entrevistas.
A elaboração de relatório pelos alunos para compreender e descrever situações revelando seus significados, retratando o que se passa no dia-a-dia da escola e revelando a complexa rede de interações que constitui a experiência escolar.

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