terça-feira, 13 de maio de 2008

Relatório de Leitura 14/05/2008
Os projetos e o processo de Tomada de decisões:Quatro exemplos de projetos. Quatro exemplos de problemas (Hernandéz Fernando e Montserrat Ventura)
Pesquisa I Professora Maria Tereza

A globalização, a Internet e o avanço científico/tecnológico exigem uma reflexão mais ampla sobre as relações entre oconhecedor e o conhecimento, não só pela natureza e quantidade das informações disponíveis, mas fundamentalmente sobre os processos de obtenção do conhecimento. Reconhecendo as limitações dos métodos tradicionais de ensino que não acompanham a rapidez das transformações sociais e considerando as revolucionárias contribuições das novas tecnologias da informação e do conhecimento na abordagem lidas “Os projetos e o Processo de tomada de decissões” (Hernandéz Fernando), tal reflexão levará, certamente, a uma mudança do eixo ensino-aprendizagem deslocando o aprendiz para o centro do processo. O aprendiz deve assumir a responsabilidade pela obtenção de seu próprio conhecimento.Como mudança de paradigma, algumas propostas devem ser consideradas: projetos de ensino (métodos de projetos), projetos de trabalho (aprendizagem por projetos), etc.Os projetos de trabalhos permitem ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. É o aluno que assume o controle sobre sua aprendizagem, ao professor cabe a função de coordenar e articular a interação entre teoria e prática, entre o projeto político pedagógico da escola e a perspectiva desenhada pelo aluno..
“O termo Projeto tem sido quase uma palavra de ordem, no cotidiano escolar, porém, temos percebido que falta um pouco mais de reflexão a respeito dessa metodologia de trabalho
Não há um consenso único sobre projeto como método de ensino ou como estratégia pedagógica. Este assunto, assim como todos os assuntos que partem dos conhecimentos das humanidades estão e estarão em constantes reflexões e construções, pois nós também estamos sendo construídos como sujeitos sociais e históricos a cada segundo. "Com a difusão da transdisciplinaridade na Educação, o Método de Projetos vem se destacando como o que melhor responde aos requerimentos dessa visão. No entanto, o seu uso adequado requer um marco conceitual (re) significado pelo professor que adota tal método A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade..." Aprender por Projetos, Formar Educadores: “Os Projetos de Trabalho contribuem para uma (re)significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. (Hernandez)" Os projetos desenvolvidos pelos alunos na busca e construção do conhecimento pressupõem metodologias específicas: perguntas, observações, hipóteses, verificações experimentais e deduções para alcançar a solução dos problemas e dos questionamentos.

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