terça-feira, 15 de abril de 2008

Mapas Conceituais


Após a organização cognitiva de uma nova informação, passa-se ao "tratamento" metacognitivo (exerce influência em áreas fundamentais da aprendizagem escolar, tais como, na comunicação e compreensão oral e escrita e na resolução de problemas)
desses dados, que pressupõe um planejamento mental usando estratégias e abordagens conscientes formuladas na mente. Nem todos os elementos resultantes são aproveitados, alguns deles podem ser armazenados para uso posterior ou simplesmente descartados. Outros componentes gerados pela nova informação possibilitam a transformação daquela informação desconhecida em um novo conhecimento. Podemos exemplificar com uma corrente de fluxo emergente.Em síntese, o uso da cognição em conjunto com a metacognição possibilita que elementos de informação ou representação de um determinado fato sejam armazenados, processados quase automaticamente. Estes elementos se reúnem e são tomados como base para a formação de novas idéias, possibilitando a transformação da informação original (bruta) em conhecimento incorporado ao conjunto de bens armazenados em nossa mente.No que se refere à Ciência da Informação, necessitamos de estudos que viabilizem o entendimento das práticas cognitivas de busca e recuperação da informação, considerando-se também os profissionais da informação, na pessoa dos bibliotecários e arquivistas, entre outros.Nesta perspectiva, aprender tem um sentido mais amplo. Uma completude que a própria natureza dos seres humanos, em permanente construção, proporciona, na interação com o ambiente que os cercam.

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