terça-feira, 15 de abril de 2008

Relatório de Leitura

Ciência, Tecnologia, Metodologia Cientifica e Pesquisa e Algumas considerações sobre Pesquisa

Professora :Maria thereza Alexandre


O método científico pressupõe um conjunto de procedimentos sistemáticos os quais o pesquisador emprega antes, durante e depois de projetar a pesquisa e coletar os dados e que são adequados ao problema que se deseja resolver. Um ou vários instrumentos de pesquisa deverão ser utilizados para coletar dados. São descritos através das técnicas que o pesquisador irá utilizar em sua pesquisa.O método científico nos ensina que, para estudar um fenômeno cientificamente, este deve ser passível de ser mensurado, ser perceptível, sensível e ser passível de classificação em alguma ordem.As atividades e as tarefas planejadas e realizadas para que se resolva o problema de pesquisa estão diretamente relacionadas ao conhecimento do pesquisador acerca do mundo no qual ele vive, baseado em suas experiências de vida e nos estudos teóricos dos quais participou e aprendeu.Desta forma, tanto a escolha da teoria que fundamenta o conhecimento como a prática do pesquisador influencia e são influenciadas pelos objetos ou sujeitos de pesquisa nos quais ele utiliza as técnicas escolhidas, sejam observações, entrevistas, questionários ou outras formas.A teoria é o corpo de conhecimentos já desenvolvidos e consagrados por outros pesquisadores, pois já resolveram problemas de pesquisa e publicaram os resultados e conclusões obtidas.Da mesma forma, não se afasta o que se aprendeu com a prática do pesquisador, pois na medida em que ele desenvolve suas habilidades com solucionador de problemas científicos, ele apreende novos conhecimentos, mas também destrói antigas concepções, nega conhecimento anterior ou constrói novos, incorporando-as a sua cultura. Assim, o cientista participa continuamente de uma ação e reflexão sobre o que faz e o que fez, e pelo qual é guiado a produzir mais conhecimento.Apesar de que o senso comum ,aquele conhecimento popular e espontâneo que surge como resultado das experiências de grupos ou indivíduos, sem o uso de critérios científicos, pode ser a origem de um tema para o processo da pesquisa científica, a teoria acerca dos fatos que se deseja explicar não pode ser desconsiderada, sob pena de que o relatório de pesquisa seja desqualificado pela comunidade científica.É desta forma que se torna imprescindível ao pesquisador recorrer a uma pesquisa documental, procurando descobrir e apreender conhecimentos novos acerca do que é conhecido e declarado como verdade científica relacionada ao seu objeto ou sujeito de pesquisa. Esse conhecimento é teórico e científico quando a fonte de obtenção merecer credibilidade.Cabe lembrar que teoria é uma forma ou tentativa de explicar um fato observado sendo originária daquele. Para a ciência uma teoria não é um fato, portanto, mas sim, é desenvolvida. Assim, a teoria sobre um fato nasce da observação das características e dos testes realizados sobre as variáveis que influem ou são influenciadas pelo fato, tentando-se comprovar uma ou mais hipótese de pesquisa.Desta forma, a utilização da teoria no processo de pesquisa implica em duas influências: é um meio de adquirir conhecimento acerca do fato a ser estudado, e fornecer técnicas para quantificar ou qualificar o objeto ou sujeito de pesquisa.As técnicas de pesquisa científica se apresentam em dois momentos do tempo do pesquisador: no projeto de pesquisa e na execução do projeto. No primeiro momento, o pesquisador escolhe quais instrumentos irá utilizar para obter dados relativos ao fenômeno de estudo. Essa escolha é baseada em seu conhecimento atual relacionado à suas experiências.É no projeto de pesquisa que o cientista elege qual o ferramental será necessário para que ele consiga entender e comparar dados obtidos durante a execução da pesquisa. Não é uma escolha aleatória, mas antes, uma atividade para optar dentre as várias alternativas, as que mais se aproximam de bons resultados obtidos em pesquisas anteriores e nas quais o objeto ou o sujeito de pesquisa foi semelhante ao fenômeno escolhido pelo pesquisador, ou ainda, devido à experiência anterior de um ou mais pesquisadores conhecidos.Por outro lado, durante a realização da coleta de dados, o pesquisador pode encontrar o novo e inesperado, que o leve a novos estudos teóricos e reflexões acerca do que encontrou, de modo a melhor compreender aquilo que lhe é original.Assim, o pesquisador volta ao campo teórico para mais aprender relativamente aos fatores estudados e melhor desenvolver técnicas de pesquisa que lhe permitam conhecer mais as variáveis descobertas ou mesmo descobrir novas variáveis importantes aos resultados do estudo e relacioná-las com outras variáveis, do mesmo ou de outros fenômenos. A volta à teoria no processo de pesquisa permite ao pesquisador aprender mais, e modificar ou acrescer sua técnica de pesquisa para, de uma forma mais perfeita, concluir seu trabalho.Principalmente ao adotar técnicas de amostragem que permitem flexibilidade, em métodos qualitativos de pesquisa, o cientista pode voltar do campo à teoria e desta ao campo de estudos para melhorar seu entendimento dos dados.

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