sexta-feira, 11 de abril de 2008

Professora: Doutora Maria de Fátima Garcia: Disciplina Desenvolvimento Curricular e Profissional do Professor: Curso de Especialização Novas Técnologias na Educação e a Formação do Professor Pesquisador.
Primeiro Trabalho

a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera a espera me ensina a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera a nova
espera me ensina
de novo a esperança na esfera
a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera
a espera me ensina a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera
a nova espera me ensina
uma nova esperança na esfera
a esfera
em torno de si mesma
me ensina a espera
a espera me ensina
a esperança
a esperança me ensina
uma nova espera
a nova espera me ensina
uma nova esperança
na esfera
Cassiano Ricardo
Biografia:

Cassiano Ricardo (C. R. Leite), jornalista, poeta e ensaísta, nasceu em São José dos Campos, SP, em 26 de julho de 1895, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 14 de janeiro de 1974. Eleito em 9 de setembro de 1937 para a Cadeira n. 31, na sucessão de Paulo Setúbal, foi recebido em 28 de dezembro de 1937 pelo acadêmico Guilherme de Almeida.Poeta de caráter lírico-sentimental em seu primeiro livro, ligado ao Parnasianismo/Simbolismo, em A flauta de Pã (1917) adota a posição nacionalista do movimento de 1922, revelando-se um modernista ortodoxo até o início da década de 40. As obras Vamos caçar papagaios (1926), Borrões de verde e amarelo (1927) e Martim Cererê (1928) estão entre as mais representativas do Modernismo.
Se a sua obra poética é tida como uma das mais sérias e importantes da literatura brasileira contemporânea, a de prosador é também relevante. Historiador e ensaísta, Cassiano Ricardo publicou em 1940 um livro de grande repercussão, Marcha para Oeste, em que estuda o movimento das entradas e bandeiras.
Cassiano Ricardo pertenceu ao Conselho Federal de Cultura e à Academia Paulista de Letras. Na Academia Brasileira de Letras, teve atuação viva e constante. Relator da Comissão de Poesia em 1937, redigiu parecer concedendo a láurea ao livro Viagem, de Cecília Meireles. Para a vitória do seu ponto de vista, manteve destemido confronto. Saiu vitorioso, e Viagem foi o primeiro livro da corrente moderna consagrado na Academia. Ao lado de Manuel Bandeira, Alceu Amoroso Lima e Múcio Leão, Cassiano Ricardo levou adiante o processo de renovação da Instituição, para garantir o ingresso dos verdadeiros valores.
Leio esse poema "Rotação" me remeto a minha escola, ao município em que atuo.
A Educação sempre é vista e sentida e vivenciada na "esfera" pois as políticas públicas que atendem a um determinado grupo , eleitos por nós ou não sempre se mostram com um caráter inovador e nos dando a esperança de uma mudança significativa, no compromisso firmado com o País; a escola para todos, o direito de igualdade, a inclusão, a escola de 9 anos com qualidade, o dever do professor dar o reforço para "aqueles" alunos que não apresentam ainda a aprendizagem esperada da escola( divididos e classificados pelas suas dificuldades e nunca pelos seus saberes multiplos) Como que dessa forma nós pudessemos garantir o apreender, dentro do seu currículo estabelecido e feito pelos professores e gestores. Esse ainda pensado e elaborado sem a participação das comunidades aonde as escolas se situam ,materiais escolares e uniformes completos , vinculados pelos meios de comunicações,tentando mascarar o quê?
Que a escola ainda está moldada e edificada numa sociedade , injusta ,corrompida para atender apenas "alguns" aonde a grande massa não se inclue.
Mas nós professores sempre temos a esperança e idealizamos as escolas sem muros, paredes ou janelas para que ela possa atuar verdadeiramente de forma transparente, desnuda da cumplicidade, do pre-conceito, pronta para ouvir o discente nas sua dificuldades de qualquer gênero, entendê-lo e ama-lo.
Mas ainda bem que nos resta a esperança que um dia essa esfera se rompa e assim dessa forma ,possamos realmente sermos mediadores dos saberes múlticulturais e uqe nenhuma criança abandone ou desanime frente as dificuldades, pois ele se sentirá fortalecido nesse grupo com tantas diferenças realmente respeitadas.
"lição de Casa" Buscar uma metáfora, música, poema, fábula, que retrata-se a escola de cada um dos pós graduando.
Aluna: Ana Lúcia Nogueira Tedeschi
Emef: Professor Ciro Exel magro

Nenhum comentário: