quarta-feira, 30 de abril de 2008

PROJETO

Um projeto
De acordo a estratégia do pensamento, o projeto de vida pode ser considerado o carro-chefe de qualquer outro projeto que um ser humano possa ter. Seja qual for, não importa, mas todos os projetos podem ser atrelados ao projeto de vida.
Desse modo, um projeto de vida é a experiência mais profunda e real do ser humano, muito além do que possamos pensar, “somos o que somos”, e isto é um mistério eterno que dificilmente pode ser definido culturalmente. Pois, cada ser humano, em qualquer circunstância, é um mistério que deve ser descoberto e esta descoberta é o objetivo ou a meta de um projeto de vida.
Toda vida tem uma direção que coincide com sua meta. No caso, temos definido a meta estratégica, agora corresponde definir a direção, já que a meta a esmo não basta.
É comum justificarmos “os fins justificam os meios”, o que é uma conotação errada, visto que a maior parte do tempo estamos buscando, e se não nos preocuparmos em qualificar esse tempo de busca, nossas vidas serão tremendamente infelizes, sempre estaremos a correr desesperadamente a procura de algo que ainda não existe, o que nos tornaria extremamente carentes.
A direção de um projeto consiste em qualificar cada momento da existência, já que no fundo não se trata de conquistar a meta, mas de nos tornarmos a meta e isso não é questão de caminhar para achar alguma coisa, mas de como caminhar. Esta forma de caminhar não pode ser aleatória, ela deve existir em harmonia com o todo.
Considerando isto, a vida é um movimento constante e harmônico, e assim, a estratégia é a que garante esse movimento e essas condições, é por esse motivo que ela é o conhecimento que permite a aplicação desse projeto. Se pensarmos que tudo o que existe tem um tempo de existência, então esse seria um dos grandes segredos que o homem possui, pois se queremos conquistar algo, seja o que for, devemos dar-lhe um tempo. E esse tempo dado para alguma coisa que é necessária é a estrutura de um projeto, definido através de objetivos claros e de uma hierarquização de prioridades. Desta maneira, o que ainda não existia nasce em algum ponto do futuro e, à medida que nos ajustamos a esse plano o futuro vem até nós.
A motivação para cumprir etapas, encarar desafios e superar dificuldades é a alma do projeto. Cabe definirmos o que é mais importante. Porém, se existe dificuldades, também existe superação. O desafio esta lançado!
Resumindo, um projeto é o fruto ou resultado do desenvolvimento da estratégia do pensamento, assumindo a ousadia de desafiar, questionando as situações dadas e propondo acrescentar uma postura inovadora, voltada para a criação de novos conceitos, pautados na equidade e na valorização humana, rompendo com o passado e se comprometendo com o futuro.


MACHADO. N.J. ‘SOBRE A IDÉIA DE PROJETO’, São Paulo: Escrituras, 2000.

Nenhum comentário: