- A constituição do professor pesquisador a partir do aluno pesquisador.
Esse testo articulou a forma docente e discente, passamos por várias décadas, revendo a questão do currículo, sempre fomos levados a reflexão e comentários, sempre ouvidos e pontuados pelo grupo.
Definindo:
A formação cultural do Brasil, centrada nos princípios fundamentais do liberalismo moderno, criou um modelo de escola, cujo papel a ser desempenhado se restringiu a repassar conhecimentos pré-determinados e que o educando pudesse aprender, desde cedo, os valores da hierarquia, da moral, dos bons costumes, da obediência, sem contudo, desenvolver os aspectos da criação e da transformação. O discurso moderno e democrático, mas de cunho autoritário foi confiado à escola, para que os governos, sobretudo de bases ditatoriais, pudessem representar na prática e pensamento dos seus programas.
- Salas de aula isoladas umas das outras e limitadas em recursos; mesas e cadeiras dispostas em filas; o professor desempenhando a função de dono e entregador principal do conhecimento; a apresentação de informação limitada ao uso de livros-texto e do quadro-negro e quase sempre de forma linear e seqüencial. Neste cenário, o papel ativo é exercido pelo professor; o aluno é um elemento passivo, um mero receptor dos pacotes de informação preparados pelo sistema educacional. Há poucas oportunidades para a simulação de eventos naturais ou imaginários, tanto para aumentar a compreensão de conceitos complexos quanto para estimular a imaginação. O currículo educacional é visto através de uma filosofia compartimentada: o conhecimento humano é dividido em classificações estanques (matemática, geografia, história, literatura, português, língua , etc.) sem a mais remota possibilidade de ver possíveis inter-relacionamentos entre elas. E, finalmente, o aluno que consegue terminar este tipo de estudo é considerado "formado", pronto para o mercado de trabalho e sem necessidade de estudos posteriores. A quantidade de novas informações disponíveis e com novas formas de acessá-las, o aumento da complexidade dos setores da vida tanto profissional, como pessoal; a necessidade de passar a fazer relacionamentos entre campos do conhecimento antes tratados isoladamente; a cada vez mais necessária reciclagem de profissionais para manterem-se atualizados frente à velocidade das transformações, sugere a preemente necessidade de mudanças nos velhos paradigmas de educação.
- Como a Escola precisaria ser ?
- A escola precisaria ser principalmente um lugar destinado à aprendizagem, rico em recursos, na qual os alunos pudessem :
construir seus conhecimentos segundo estilos individuais de aprendizagem;
propiciar atividades pedagógicas inovadoras;
desenvolver no aluno a capacidade de pensar e expressar-se com clareza, solucionar problemas e tomar decisões com responsabilidade;
E com um currículo;
que ofereça uma visão multidisciplinar dos conhecimentos e que valorize outros tipos de inteligência além da lingüística e da lógica matemática;
que aumente do uso de novas tecnologias de comunicação; a pesquisa como elo fundamental; quem é esse sujeito do currículo? São alunos , professores, gestores, pais, viabilização o aluno como produtor do seu conhecimento, viabilização da escola e de sua identidade; fortalecimento dos pais.
Houve muitas interogações sobre as nossas cabeças, pelo o que passamos como articuladores da educação e como podemos ver hoje?
A prfesora maria de Fátima deixa a questão para pensarmos?
"Aluno e professor são as duas faces da mesma moeda" Paulo Freire
"Até quando falamos, somos nós mesmos?
Quantas falas do outro estão na minha fala?" Maria de Fátima.
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